Translate

terça-feira, 7 de maio de 2013

O Desfecho


Em 1945, as tropas Aliadas venceram definitivamente as tropas do Eixo, finalizando a Segunda Guerra Mundial. A vitória das tropas Aliadas provocou uma tremenda reviravolta no Brasil. À ditadura exercida por Vargas passou a ser questionada e a ser combatida pelos militares e pela sociedade, que, a exemplo do que ocorria no exterior, passaram a exigir a imediata redemocratização do país. Cedendo às pressões, Vargas fez uma série de concessões, entre elas:
 Concedeu anistia ampla, libertou os comunistas e os presos políticos e permitiu a volta dos exilados ao país;
Aprovou eleições diretas em todo o país; – Permitiu a formação de partidos políticos, como a UDN (União Democrática Nacional), o PSD (Partido Social Democrático), o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), o PSP (Partido Social Progressista) e a legalização do PCB (Partido Comunista Brasileiro). O PSD e o PTB foram criados por Getúlio Vargas.
Durante a campanha eleitoral foi lançado um movimento favorável à continuidade de Vargas no poder, o movimento Queremista, que dizia: “Queremos Getúlio”. Na época, muitos políticos e militares concluíram que o queremismo era, na verdade, mais uma manobra política de Vargas para permanecer no poder. Diante dos fatos, os generais Góis Monteiro e Eurico Gaspar Dutra depuseram Vargas do poder. Em seguida, o poder foi entregue provisoriamente a José Linhares, que era presidente do Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário